Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Turnera capitata Cambess. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-09-2012

Criterio:

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

T. capitata é um arbusto que ocorre em diversas formações vegetacionais do sudeste e sul do Brasil, dentro dos limites da Mata Atlântica e Cerrado. A Extensão de Ocorrência é bastante superior a 20.000 km², de forma que a espécie não está em risco de extinção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Oxossia capitata (Cambess.) L.Rocha;

Família: Turneraceae

Sinônimos:

  • > Turnera capitata ;
  • > Turnera capitata subsp. capitata ;
  • > Turnera capitata var. rufescens ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

A espécie ocorre nos estados Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina (Arbo, 2012).A espécie ocorre em altitude entre 50 e 1500 m (Arbo, 2000)

Ecologia

A espécie é arbustiva, terrícola e rupícola. Ocorre em formações vegetais de Campo Limpo, Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila (Arbo, 2012).A espécie ocorre em borda de floresta, geralmente em terreno pedregoso e úmido. A espécie também ocorre em locais alterados como beira de estradas e floresta degradada. Apresenta floração entre agosto e junho, sendo que a maior parte das coletas botânicas encontradas com flores foram entre janeiro e março (Arbo, 2000).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Vulnerável. Listavermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Indeterminado. Listavermelha da flora de Santa Catarina (Klein, 1990).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre na Unidades de Conservação Parque Estadual do Caraça, MG (CNCFlora, 2011)

Referências

- ARBO, M. M. Turneraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=Root_.Angiospermas_.Turneraceae_&genus=&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1>.

- ARBO, M. M. Estudios sistemáticos en Turnera (Turneraceae). II. Series Annulares, Capitatae, Microphyllae y Papilliferae. Bonplandia, v. 10, n. 1-4, p. 1-82, 2000.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

- KLEIN, R. M. Espécies raras ou ameaçadas de extinção do estado de Santa Catarina. IBGE, Diretoria de Geociências, 1990. 287 p.

Como citar

CNCFlora. Turnera capitata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Turnera capitata>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/09/2012 - 12:52:41